quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Brasília recebe 21º Congresso Nacional da Abrasel

Evento será realizado entre os dias 20 e 22, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Abertura oficial será no dia 19/08

Unir forças para mostrar a representatividade do setor de alimentação fora do lar e ampliar o debate de questões que atualmente influenciam no pleno desenvolvimento do segmento de bares e restaurantes. Estes são os principais objetivos do 21º Congresso Nacional da Abrasel, que acontece em Brasília, no período de 20 a 22 de agosto e promete movimentar a Capital Federal, chamando a atenção para entraves impostos a um dos setores que mais geram emprego e renda no País. O evento traz como tema “Caminhos do Sabor – Seis Milhões em Ação”, e será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Atualmente, o setor representa um universo de 2,3 milhões de empresários que geram 6 milhões de empregos e juntos somam 2,4% do PIB nacional. O investimento no encontro chega a 1 milhão de reais.

A abertura oficial do Congresso será em 19 de agosto, no auditório Planalto do Centro de Convenções, às 19h. Para a solenidade são esperados os ministros Luiz Barreto, do Turismo; Altemir Gregolin, da Pesca e Agricultura e Paulo Vannuchi, ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos. Além deles, o presidente do Banco do Brasil e Paulo Okamoto, do Sebrae Nacional. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também é esperado.

O congresso é um dos principais eventos do segmento e já se tornou referência e um marco na agenda nacional de empresários, trabalhadores, lideranças políticas, estudantes e público em geral. Este ano, o encontro terá inúmeras atrações, unindo gestão dos negócios, com oficinas, fóruns, seminários e exposição de produtos e serviços.

Uma das novidades desta edição é a “Arena Gastronômica Segredos dos Chefs”, que contará com a participação de grandes nomes da alta gastronomia, realizando aulas-show para uma platéia de 120 pessoas. O destaque da “Arena” é a presença do renomado chef Patrick Gauthier, proprietário do Restaurante La Madeleine, e que já ganhou duas estrelas no famoso Guia Michelin. Uma homenagem da Abrasel ao ano da França no Brasil. Outros chefs renomados ficarão responsáveis por representar as cinco regiões brasileiras com seus pratos e temperos típicos, tais como: Jaime Barcelos (Sul), Samantha Aquim (Sudeste), Mara Alcamin (Centro-Oeste), César Santos (Nordeste) e Fábio Sicília (Norte).

Ainda dentro da programação do congresso, o inscrito pode participar de “fóruns” com conferencistas tratando de assuntos relevantes e que causam impacto direto sobre o negócio, como as medidas abusivas sobre o fumo, a lei seca e a gorjeta. Além disso, palestras e workshops prometem atualizar os participantes sobre as tendências e novidades deste mercado.

Durante o evento acontecerá também a Feira Restaurante Show, com várias atrações para atender aos interesses de cada nicho. O intuito é levar informações, conhecimento, lazer e networking aos espaços criados especialmente para a feira como a Vinícola Show, Espaço Bar em Bar, Cachaças Brasileiras e Vila Café.

A feira será visitada por proprietários de bares e restaurantes de todo o Brasil, o que faz dela um excelente palco para as empresas apresentarem soluções, tecnologias e lançamentos. Com 684 m² de área total e mais de 25 expositores, deve atrair de 2 a 3 mil visitantes por dia.

A programação

O 21° Congresso Nacional da Abrasel oferecerá aos participantes, a cada dia, uma diversificada programação contendo palestras, fóruns, workshops e Arenas Gastronômicas.

No dia 20/08, serão cinco workshops, quatro arenas, um fórum e uma palestra. Destaque para a Arena 4, com o chef internacional Patrick Gauthier. Além dele, mostram seus dotes gastronômicos os chefs Túlio Montenegro, Jaime Barcelos e Samantha Aquim. Os workshops serão comandados por Wagner Sturion, Clara Russell, Leandro Urias dos Santos, Ligia Carlan e empresários da Abrasel DF. Carla Galo, Especialista em Desenvolvimento de Talentos Humanos e Gestão de Negócios, será a responsável pela palestra “Você conectado com o futuro”. Haverá, ainda, fórum que discutirá “As ameaças e oportunidades no setor de alimentação fora do lar”.

Na sexta-feira, dia 21/08, a programação terá quatro workshops, três arenas, um fórum e uma palestra. Entre os convidados, os chefs Fábio Sicília (região Norte), Bertrand Gerard (Grupo Meliá) e César Santos (região Nordeste). Adriana Furquim, Isabella Jarocki e Francisco Flávio compõem o grupo que ministra os workshops do dia. O presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, estará no fórum sobre Regulamentação das Gorjetas – 10%, com mais convidados. A palestra do dia, sobre Turismo e Gastronomia Fora do Lar, será proferida por Flávio Correa.

No dia 22/08, a chef Mara Alcamin representará o Centro-Oeste na Arena Gastronômica 8. Sempre em busca de novos elementos ela harmoniza ingredientes nacionais com clássicos da gastronomia internacional. O resultado são pratos maravilhosos. A chef tem em Brasília três casas: O Universal Diner, o Zuu a.Z d.Z e o Quitinete. Logo na seqüência, encerrando o congresso, ninguém menos que Patrick Gauthier, apresentando a 2ª parte do Restaurant Madeleine.

Programação Paralela:

O 21° Congresso Nacional da Abrasel trará também uma programação paralela do Espaço Sebrae. Nos dias 20 e 21 será realizado o “Curso do Kit Educativo Sabor e Gestão – Boas Idéias para Alimentação fora do Lar”, uma ferramenta indispensável para quem é do ramo de gastronomia. Este material foi desenvolvido numa parceria entre o Sebrae e o Canal Futura, constando neste material 10 casos de sucesso sendo seis de Brasília, como referência de trabalho no setor. O material do kit apresenta um DVD das aulas e um manual de acompanhamento e, no final do curso, os alunos ganharão um certificado.

Também nos dias 20 e 21 haverá um Consultor do EI – Empreendedor Individual, que além de ministrar palestras tirará dúvidas do público, explicando o que se deve fazer para se tornar um EI.

Na quinta-feira, dia 20, haverá no Congresso um “Encontro de Negócios”, onde fornecedores de carnes e produtos alimentícios do entorno do DF oferecerão aos empresários e donos de restaurante de Brasília, produtos com cortes específicos e preços diferenciados para o setor.

Dia 21/08 será apresentado a “Missão Técnica - NRA Show Chicago 2009”, a maior feira de equipamentos e produtos do mundo. Sete empresários da Abrasel/DF em parceria com o Sebrae visitaram a feira e apresentarão as novidades deste mercado. No encerramento do evento, dia 22/08, haverá uma Reunião do Grupo de Governança do Projeto Caminhos do Sabor – Brasília.
Para demais informações e inscrições, acesse o www.congressoabrasel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário